Notícias

Hidroquinona
por lipsum

A hidroquinona é um composto ôrganico aromático semelhante ao benzeno, muito utilizado na dermatologia para o clareamento de manchas escuras, como melasma, manchas de acne e cicatrizes.

Existe uma preocupação com o uso da hidroquinina, pois seu uso contínuo pode causar hipocromia, ou seja, ele pode afetar a célula e fazer com que ela deixe de produzir pigmento, fazendo com que a pele fique com pontos brancos de forma irreversível. É um produto muito utilizado para o tratamento de manchas pois o efeito é rápido, mas rapidez não significa segurança, e muito menos eficácia duradoura. 

Existe sim um efeito rebote relacionado ao uso da hidroquinona. Quando aplicada topicamente, ela é um potente inibidor da tirosinase(enzima indispensável na melanogênese). Porém, para que seu efeito acnteça de forma satisfatória, a concentração dos cremes e loções precisa ser alta. Uma vez absorvida pela pele, ela leva setenta e duas horas para ser totalmente excretada pelo organismo e, como seu uso ocorre uma vez ao dia há um acúmulo potencialmente perigoso. A medio prazo, segundo diversos estudos, os efeitos adversos podem causar o chamado efeito rebote, que ocorre depois de a pessoa cessar a utilização do produto. O melanócito (célula responsável pela sintése e distribuição de melanina) volta a sintetizar melanina em excesso e a hipercromia retorna. Além disso, o uso da hidroquinona pode aumentar a dificuldade de cicatrização da pele, destruir as pontes de colágeno e elastina. 

A informação mais relevante é o fato da hidroquinona ser citotóxica para os melanócitos,ou seja, ela é capaz de torna-los hiperreativos, produzindo ainda mais melanina e/ou provocar a sua morte, gerando as acromias que são irreversiveis e expõem os núcleos dos queratinócitos (células da epiderme) à ações nocivas da radiação deixando-os susceptveis a mutações e consequentimente ao câncer.

    Encontre-nos

  • Rua Alto Guandú, 187, Bairro São Paulo – BH -MG
  • (31) 3032-8359

Redes Sociais

© 2014 Arco-íris - Todos os direitos reservados